Aquecimento solar em piscina: como funciona? Vale a pena?

Família se diverte em piscina com spa integrado em dia ensolarado.
Piscina com SPA integrado: conforto e sofisticação para a sua casa
23 de janeiro de 2020
É preciso seguir certas etapas para instalar piscina de fibra da forma correta.
Como instalar piscina de fibra? Quanto custa?
12 de fevereiro de 2020
Exibir tudo
Piscina é aquecida com aquecedor que usa energia solar

Saiba como funciona e as vantagens de ter um aquecedor solar em sua piscina.

Há diversos sistemas disponíveis para aquecimento de piscinas e, dentre eles, o aquecimento por placas solares possui um grande apelo, devido ao seu custo reduzido de funcionamento. Além disso, não polui o meio ambiente. Para saber mais sobre a sua instalação, suas vantagens, como ele funciona e se, de fato, vale a pena, confira este artigo sobre aquecimento solar em piscina. 

A instalação

O sistema de aquecimento solar pode ser instalado tanto em piscinas de fibra como de alvenaria ou vinil, por exemplo. O que influencia a quantidade de placas coletoras necessárias para um bom aquecimento é o tamanho da piscina. Quanto maior ela for, mais placas serão necessárias. 

Geralmente, as placas são colocadas sobre o telhado, mas caso haja algum impedimento, também é possível instalá-las em outro lugar da sua residência ou até mesmo construir uma área à parte, destinada a elas.

Como funciona um aquecedor solar?

Para que este sistema funcione satisfatoriamente, é essencial que haja um controlador digital, o CDT – controlador de diferencial de temperatura. Ele monitora a discrepância de temperatura entre a água que se encontra nos coletores e a água da piscina. 

Quando a diferença atinge a temperatura previamente programada para que ele atue, o controlador envia um comando que liga a motobomba, responsável por transportar a água fria da piscina até os coletores e, assim que aquecida pela energia solar, levá-la de volta. 

O ciclo então se repete ao longo do dia até que a piscina atinja o conforto térmico ideal.

Além disso, o CDT é importante para que, especialmente no verão, a água da piscina não tenha o risco de sofrer com o excesso de calor, sendo possível equilibrá-la.

Quais as vantagens de ter aquecimento solar em piscina?

Há inúmeras vantagens em ter um aquecedor solar, as principais delas são:

O gasto de energia é extremamente baixo

O custo energético é muito baixo devido ao tamanho reduzido da bomba, que se encarrega de circular a água dos coletores até a piscina, e vice-versa. Sua potência equivale, em média, a uma lâmpada de 150w.  

Simples instalação e operação

É necessário apenas um cano de PVC que faça a conexão entre os coletores e a piscina. Além disso, a ligação dos sensores à bomba é bem simples.

Fácil manutenção

A manutenção do aquecedor solar é mínima, uma vez que ele é composto por apenas dois equipamentos eletrônicos: a bomba e o controlador de temperatura. 

Pouco ruído

Se estiver sendo utilizada a bomba correta, o ruído que o aquecedor gera é quase que imperceptível. Existem bombas com emissão de ruído que são específicas para essa instalação.

Não há problema de oxidação e incrustação

Os coletores presentes no aquecedor solar geralmente são feitos em polipropileno, o que impede o grande problema da oxidação e incrustação causado pelo cloro e outras substâncias utilizadas para tratar a piscina.

Em dias nublados o aquecedor solar funciona?

Como você já deve ter se perguntado, como o aquecedor (que utiliza a energia solar) funcionaria em um dia nublado? Essa é realmente uma desvantagem deste sistema, visto que em dias completamente nublados e chuvosos, o aquecedor provavelmente não dará conta de cumprir com a sua função. 

Uma vez que o sol apareça, no entanto, mesmo que demande mais tempo, será feito o aquecimento solar da piscina. 

Vale a pena?

A vida útil de um aquecedor solar é de, em média, 20 anos e o seu custo varia de acordo com o tamanho e material da piscina. Visto que o seu custo operacional é bem baixo comparado aos outros sistemas de aquecimento de piscina, ele pode realmente valer a pena.

Sobre o seu funcionamento em dias sem sol, você deve se fazer uma pergunta antes de tomar uma decisão: quando gosta de utilizar a piscina? Você a usa mais no verão e em dias de temperatura amena, ou pretende nadar e curti-la o ano inteiro, independentemente do dia estar nublado e chuvoso? 

O aquecimento solar em piscina é ótimo para proporcionar um maior conforto térmico e sensação de relaxamento, após um dia cansativo de trabalho, ou em um fim de semana de lazer com a família e amigos. Fazer isso com geração de energia limpa e baixo custo operacional é ideal.

Se você é do tipo que nada o ano inteiro, faça chuva ou faça sol, uma dica pode ser também associar o aquecimento solar com outro tipo de sistema, como o elétrico. Desta forma, economiza – e muito –  no consumo de energia nos dias de céu aberto e utiliza outro sistema apenas quando for necessário.

Se você ainda está em dúvida, uma coisa é certa: solicite um orçamento antes de tomar qualquer decisão. Acione a equipe da Fibrassol para que possamos, juntos, viabilizar o seu projeto com uma área de lazer extremamente confortável para toda família e amigos.

Agende agora mesmo uma visita dos nossos consultores à sua casa e solicite um orçamento para o seu projeto.

                               Clique aqui para solicitar um orçamento.

Leia também:

× Fale com um especialista!