Tipos de piscina: compare e descubra a melhor para você

Preço de piscina de fibra sendo avaliado
Preço de piscina de fibra: o que avaliar no orçamento?
30 de dezembro de 2019
Família se diverte em piscina com spa integrado em dia ensolarado.
Piscina com SPA integrado: conforto e sofisticação para a sua casa
23 de janeiro de 2020
Exibir tudo
Tipos de piscina

Conheça as principais diferenças entre as piscinas de fibra, alvenaria e vinil, e saiba qual é a melhor para a sua casa.

Pretende investir na instalação de uma piscina? Não sabe qual é o tipo ideal para o seu projeto? Acompanhe o conteúdo para conhecer as principais diferenças entre as piscinas de fibra, alvenaria e vinil, e saiba qual é a melhor para a sua casa.

Piscina de Fibra

Tipos de piscina: Piscina de fibra

Com modelos pré-fabricados com fibra de vidro, a piscina de fibra é a melhor opção para quem deseja investir em uma área de lazer sem gastar muito. 

A instalação costuma durar de uma a duas semanas e é a mais rápida –  e prática – dentre as três opções. 

Para instalar uma piscina de fibra, você deve, primeiro, verificar e analisar o terreno da sua casa: qual e como é o espaço que dispõe para instalá-la? Assim, saberá qual tamanho e modelo, dentre tantos oferecidos no mercado, atenderá melhor às suas necessidades. 

Após esta etapa de reconhecimento, será necessário escavar a área desejada e aplicar nela um colchão de areia e base cimentada para, por fim, instalar, de fato, a piscina. Neste processo, podem se envolver profissionais como arquitetos, engenheiros e pedreiros.


A superfície da piscina de fibra é lisa, o que garante que não acumule sujeiras, facilitando o processo de limpeza — característica das piscinas de rejunte. Além disso, seu grande diferencial é quanto sua ótima durabilidade e resistência.  

A sua manutenção não lhe exige muito e é bem rápida. Se preferir, também pode contratar alguém que se responsabilize pela tarefa. Como esta piscina exige uma limpeza menos frequente que as demais, ressalta-se que o investimento em materiais de limpeza e em serviços será bem menor. Possui um grande custo-benefício.

Piscina de alvenaria

Tipos de piscina: Piscina de alvenaria

Estas piscinas podem ser uma boa opção para você, caso tenha um dinheiro sobrando (bastante dinheiro)! Constituídas em suma por piso concretado e malha de aço, sua instalação é complexa e exige tempo: primeiro, prepara-se o solo para, em seguida, armar o seu bloco estrutural e preenchê-lo com concreto. Só então é feita a impermeabilização e, por fim, a aplicação do revestimento da piscina. Este processo de construção pode demorar de dois a quatro meses.

Elas demandam cuidados especiais, uma vez que o surgimento de rachaduras e fendas é capaz de danificar irreversivelmente a sua estrutura. Para evitar que isso aconteça, suas paredes internas devem ser reforçadas. Se bem conservadas, são extremamente duráveis.

Este tipo de piscina possibilita a escolha de diferentes acabamentos, como azulejos, pedras e pastilhas.

A sua manutenção deve ser feita com maior frequência, e não é tão prática. Possui rejuntes, que são conhecidos por acumularem sujeiras, fungos e bactérias. 

Deve-se investir, aqui, em mais produtos para a sua limpeza, devido à demanda constante desta atividade. É interessante, caso não tenha tempo ou desejo de realizar a manutenção você mesmo, cogitar a contratação de um profissional especializado, que se encarregue desta parte. Isso, é claro, deve ser levado em conta no seu orçamento.  

Piscina de vinil

Tipos de piscina: piscina de vinil

Construída em uma base semelhante a de alvenaria, diferencia-se desta por dispensar impermeabilização e revestimento: o vinil que a constitui já faz este trabalho. Dá, também, a liberdade para o proprietário escolher diferentes estampas para colocar no vinil, como logos, desenhos e padronagens personalizadas. 

Sua instalação leva de duas semanas a um mês, sendo mais simples que a piscina de alvenaria, mas ainda perdendo para a piscina de fibra. 

Como desvantagem, ela não é tão resistente, nem possui muita durabilidade, quando comparada às piscinas de fibra e de alvenaria. Elas podem enrugar, além de desbotarem ao longo do tempo, a depender do cloro utilizado em seu tratamento. Ainda, o uso de produtos químicos pode ressecar o vinil que a compõe.

A limpeza desta piscina é simples: por ser lisa e não possuir rejuntes, evita o acúmulo de sujeiras. 

Quadro comparativo entre as piscinas de fibra, alvenaria e vinil



FibraAlvenariaVinil
Instalação 1 a 2 semanas.2 a 4 meses. 2 semanas a 1 mês.
ManutençãoRápida e barata/não tão frequente.Mais frequente/cara.Rápida e barata/não tão frequente.
VersatilidadeModelos pré-fabricados, embora haja no mercado diversas opções de tamanhos e modelos.Pode ser de pedra, pastilhas ou azulejo. Além de poder escolher o tamanho e formato da piscina.Pode-se escolher a estampa do vinil, além do tamanho e formato da piscina.
CustoPossui o melhor preço dentre as três.Dentre as três, é o mais alto.Preço mediano, dentre as três.
DurabilidadeÓtima.Ótima, com manutenção regular.Mais frágil.

Ao ler essa matéria, você encontrou informações essenciais sobre os tipos de piscina existentes. No que se refere ao custo-benefício, são evidentes as vantagens da piscina de fibra para a sua área de lazer com muito conforto e facilidade para a manutenção. Portanto, clique aqui e solicite um orçamento para tornar este sonho real.

× Fale com um especialista!